segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Caminhar faz o Caminho...

Experimente caminhar sozinho de vez em quando. Acorde cedo, escolha algum lugar... pode ser uma floresta, ou montanha. Não importa. O que importa é curtir esse momento especial de estar com você mesmo.

Ao caminhar sozinho a percepção aumenta - sons, cheiros, detalhes que a gente não costuma perceber caminhando em grupos. Surgem emoções, medos até. Tem que respirar fundo e seguir caminhando. Tudo tem uma dimensão diferente, mais dramática. O silêncio, no início quase incômodo, vai se tornando um grande amigo. Afinal, é no silêncio que conhecemos a nossa verdade.

Já fiz muitas trilhas sozinho. Algumas vezes entro na portaria do Bonfim às dez da noite de sexta feira e vou caminhando até o dia clarear na Travessia Petrópolis-Teresópolis. Vou de mochila leve, e principalmente de alma leve. Outras vezes quero apenas fazer uma trilha fácil pela mata, como a trilha do Véu da Noiva ou dos Pinheirinhos. Respirar ar puro, vivenciar a floresta, tomar um banho gelado na cachoeira.

Não deixe de caminhar em grupos, pois isso também é muito bacana. Mas de tempos em tempos faça uma caminhada sozinho. Vá traquilo, aguçando a percepção enquanto caminha. Surpresas podem acontecer...