terça-feira, 12 de agosto de 2014

Esperando a Super Lua


Fazia tempo que não saia para fotografar a lua cheia. Em algumas oportunidades não pude ir, e em outras o mau tempo não deixou. Mas a lua de agosto seria a supermoon, a nossa "super lua".

"Em astronomia, chama-se superlua ou superlua cheia a ocasião na qual a lua cheia se situa a não mais de 10% do seu ponto mais próximo da Terra no percurso da sua órbita (o perigeu). Isto acontece devido à órbita lunar ser elíptica e o seu centro não coincidir com o centro da Terra. Nos referidos casos, por estar mais próxima da Terra, apresenta-se maior e mais brilhante que o normal" Fonte: Wikipédia

O tempo nem estava muito bom no sábado, mas com a previsão de melhora no domingo achei que valia a pena arriscar. Convidei alguns amigos e confirmaram presença o Flávio Varricchio, Isabelle Isnarriaga, Miguel Berredo, Fernando Brandão, Marcos Guimarães, e Karine Guimarães.

Dei uma estudada no The Photographers Ephemeris e vi que o Alto da Ventania seria uma boa escolha. A lua cheia nasceria um pouco a direita do Pico Maior de Magé.

(A linha do nascer da Lua é a azul clara - clique na imagem para ampliar)

Por do Sol: 17:34 a 286,4º
Nascer da Lua: 17:41 a 101,5º

Com esses dados fizemos nosso planejamento reverso:

Por do sol e nascer da lua: 17:30
Chegada no cume do Alto da Ventania: 17:00
Início da caminhada: 15:30
Encontro em Petrópolis: 15:00

Planejamento feito e seguido a risca, pouco antes das 17:00 horas estávamos no cume do Alto da Ventania escolhendo os enquadramentos e montando o equipamento. O tempo tinha melhorado. Era uma linda tarde de inverno.

(foto feita com a câmera do Iphone 4)

(foto de Isabelle Isnarriaga)

O sol se pôs, mas todo mundo estava virado pro leste onde a lua ia nascer. O vento aumentava a sensação de frio.

(foto de Miguel Berredo)

(foto de Marcos Guimarães)

Já era hora da lua nascer. O vento incomodava um pouco e tornava complicado fotografar com a teleobjetiva. Pendurei a mochila no tripé para ver se estabilizava um pouco.

Na hora prevista nada da lua aparecer. Ela estava escondida por traz de uma camada de nuvens na linha do horizonte. Mas mesmo sem lua o visual era muito bonito.


Quando a lua apareceu já estava um pouco alta, e já tínhamos perdido a luz ideal para equilibrar a luminosidade da lua com a da paisagem. Montei rapidamente um filtro graduado e consegui minha foto. 


Nossa super lua de 2014 foi difícil de fotografar, mas muito bonita de ver. Como terminamos as fotos bem tarde, acabamos não fazendo a tradicional foto do grupo. Fica para uma próxima. 

Ao final fizemos uma descida de montanha noturna sob a luz da super lua.


Garanta sua vaga na Oficina de Fotografia Serras de Petrópolis